segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

A Arte de Negociar


Negociar faz parte da nossa vida, está presente em todas as esferas: pessoal e profissional. É válido dizer que você negocia até com você mesmo, afinal o ser humano está em constante conflito.

Você se lembra das suas últimas 03 negociações?

Não pense você que negociar é pensar somente na esfera profissional, algo formal. Você negocia com o seu pai, mãe, irmãos, marido, esposa, namorado (a), com o seu chefe, cliente e com tantos outros.

Nunca use a sua autoridade para conseguir o que quer mesmo porque você não conseguirá extrair o melhor daquele que está envolvido no processo.

Negociar é uma arte?

Uma negociação pode ocorrer mais tranquilamente onde todas as partes detêm o mesmo poder, onde há um ganha/ganha. Pense nisso!

Diante de uma negociação não gere expectativas porque muitas vezes você pode não cumprir com o que foi prometido. Cuidado ao criá-la.

Nunca entre em uma negociação com o espírito competitivo, mesmo porque ela precisa ser boa para todos os lados. Na negociação busque manter o tom de parceria, ser gentil, e jamais ser grosseiro ou assumir uma posição de autoridade porque dessa forma todos ganham.

O mais importante, faça com que a ideia seja do outro, conduzi-lo ao caminho que você deseja (esposa faz muito isso com o marido) e preste atenção no outro em sua linguagem corporal, no que ele diz, é de suma importância ouvir, isso fará de você um bom negociador. E não se esqueça: “planejamento é fundamental em uma negociação”. Prof. Jorge Maurício de Castro

O silêncio leva a informação e procure não avaliar o que esta sendo dito, descubra o que esta sendo comunicado. E acima de tudo, faça com ética.

Uma dica: não conceda muito, nem rapidamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário